12.1.00

Carta dos Trotskistas Vietnamitas a Leon Trotsky

Dos trotskistas vietnamitas
Carta a Leon Trotsky

A presente carta foi escrita pelos dirigentes da seção trotskista do Vietnã (La Lutte) em 18 de maio de 1939. Ela foi enviada a Trotsky após a vitória do grupo nas eleições do conselho colonial de Saigon. Foi publicada pela primeira vez em Socialist Appeal Vol. 3, No. 58, de 11 de agosto de 1939. Também foi publicada em Revolutionary History, Vol. 3, No. 2, 1990. O texto atual consiste em uma revisão realizada pelo Reagrupamento Revolucionário em 2013, a partir da versão disponível em português em marxists.org. Para tal revisão foi utilizada a comparação com a versão em inglês.

Caro Camarada Trotsky,
  
Você deve estar inteirado do resultado das eleições coloniais da Cochinchina [*] do último dia 30 de abril. Apesar da vergonhosa coalizão dos burgueses de todo o tipo e dos stalinistas, conseguimos uma vitória brilhante...
  
Nós fomos à luta, a bandeira da Quarta Internacional amplamente desfraldada. Naturalmente, nossa vitória é de toda a Quarta sobre a burguesia, mas acima de tudo, sobre seus agentes socialdemocratas e stalinistas. Temos fé na vitória final da Quarta Internacional.
  
Essa fé nos foi passada por você. Hoje, mais do que nunca, nós entendemos a importância não só do programa da Quarta Internacional, mas também da sua luta de 1925-1928 contra a teoria e a prática do Socialismo em Um Só País, de sua luta contra a Internacional Camponesa [1], a Liga Antiimperialista [2] e outros comitês de fachada, Amsterdam-Pleyel [3] e outros.
  
Nestes dias de esperanças engendrados pela nossa recente vitória, pensamos em você, nos sofrimentos suportados por você e seus camaradas. Queremos dizer a você que, até mesmo neste remoto canto do Extremo Oriente, neste país atrasado, você tem amigos que estão de acordo com você, camaradas que lutam por aquilo a que você dedicou sua vida, pelo socialismo, pelo comunismo!
  
Com nossas carinhosas saudações bolcheviques-leninistas,

Tạ Thu Thâu
Phan Van Hum
Tran Van Thach
e o grupo La Lutte

18 de maio de 1939
  
NOTA DA REVISÃO

[*] Conchinchina era o antigo nome dado à parte sul do atual Vietnã, que de 1862 a 1948 esteve sob domínio colonial da França.

NOTAS DA TRADUÇÃO
  
[1] Internacional Campesina Vermelha (Krestintern) era um organismo formado outubro de 1923 pela Internacional Comunista (III Internacional) e desapareceu mais ou menos no começo da II Guerra Mundial.
  
[2] A Liga Antiimperialista foi um projeto da Internacional Comunista que foi constituído num congresso em Bruxelas, em 1927, cujo objetivo seria o desenvolvimento de políticas para unificação das burguesias nacionais e dos trabalhadores nas colônias.

[3] Mouvement Amsterdam Pleyel (ou comitê Amsterdam-Pleyel) foi um movimento pacifista criado em 1933 por iniciativa dos intelectuais Henri Barbusse e Romain Rolland e teve participação do Partido Comunista Francês e da Internacional Comunista.